Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

4 ameaças que podem afetar seu computador e 1 solução para elas

Com os recursos da Avast, é possível proteger seu computador das grandes ameaças que podem corrompê-lo; confira mais detalhes dessa solução eficaz!

Avatar de: Matheus Rocha da Silva

Por Matheus Rocha da Silva via nexperts

19/07/2023 03h00min · Atualizado em 31/10/2023 21h02min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
Avast
Avast

Na era digital, conforme o tempo passa, fica nítido que é preciso entender todos os mecanismos para não cair em eventuais armadilhas. Afinal, há muitos perigos à solta na internet, principalmente porque existem alguns usuários que ainda acreditam que ela seja uma “terra de ninguém”.

Mas você pode se proteger de boa parte das ameaças ao saber mais sobre elas, entendendo seus conceitos e criando hábitos que irão evitar brechas para ataques. E existe uma solução bastante eficaz no combate às grandes ameaças. Ficou curioso? Então fique ligado, pois abordaremos todos esses tópicos. Confira!

Ameaça 1: Phishing

(GettyImages/Reprodução)
(GettyImages/Reprodução)

O que é phishing? Em linhas gerais, trata-se de uma ameaça na qual usuários mal-intencionados irão criar mensagens se passando por empresas ou instituições oficiais para obter dados de outros usuários, incluindo até mesmo as suas senhas nos aplicativos do banco.  

Para não cair no phishing é preciso desconfiar de todos pedidos que são feitos por meio dessas mensagens, sobretudo e-mails, e evitar ao máximo clicar em links suspeitos

Ameaça 2: Malware

(GettyImages/Reprodução)
(GettyImages/Reprodução)

A definição de malware é bastante simples: consiste em um software criado para causar danos em dispositivos eletrônicos. Ao fazer seu download, o usuário acaba autorizando que ele tenha contato direto com o aparelho e assim possa fazer um verdadeiro estrago.  

Um dos malwares mais conhecidos recebeu o nome de Cavalo de Troia, em alusão à Guerra de Troia, ocorrida na Idade Antiga, pois aparentemente não oferece nenhum risco aos usuários, mas suas intenções verdadeiras são terríveis.

Ameaça 3: Ransomware

(GettyImages/Reprodução)
(GettyImages/Reprodução)

A terceira ameaça da lista é mais comum do que pensamos. Os aparelhos da vítima podem ser invadidos a partir de outros malwares. Com isso, os hackers sequestram alguma mídia ou dado muito importante do usuário e exigem um resgate para que seja devolvido.  

Geralmente, esse resgate é cobrado em criptomoedas, que utilizam o sistema blockchain, garantindo a confidencialidade dos criminosos.

Ameaça 4: Adware

(GettyImages/Reprodução)
(GettyImages/Reprodução)

Por fim, é preciso falar do Adware, que está ligado diretamente aos anúncios veiculados em sites dos mais variados tipos. Embora possam ser instigantes com suas propostas, quando um usuário clica em algum desses anúncios, está correndo grandes riscos de ter seus dispositivos eletrônicos invadidos.  

Como combater todas essas ameaças? Veja a solução!

Diante de todos esses perigos, é preciso ficar esperto para não cair nessas armadilhas. A disseminação da informação e a aplicação de boas práticas no ambiente digital podem ser muito eficazes, mas para estar 100% seguro é importante contar com uma ajuda extra.  

A Avast se apresenta como uma incrível parceira para o enfrentamento dos perigos que rondam a internet. Seu time de especialistas desenvolveu uma série de produtos capazes de oferecer inúmeras ferramentas ligadas à cibersegurança.

Um dos principais é o antivírus para desktop, que possui uma versão gratuita e outra paga, com mais opções de proteção. O antivírus gratuito vem garantindo a segurança e a privacidade de mais 435 milhões usuários no mundo todo há pelo menos 30 anos.  
 

(GettyImages/Reprodução)
(GettyImages/Reprodução)

Disponível para os sistemas operacionais Windows, Mac OS, Android e iOS, o Free Antivirus da Avast é avaliado anualmente por diversos certificados, que atestam sua qualidade em todos os sentidos.  

Por meio dele, é possível ter segurança em seis camadas com o Escaneamento Inteligente para buscar softwares que possam estar vulneráveis; o Módulo Arquivo para receber avisos de itens suspeitos antes deles serem abertos e o Módulo Comportamento, que analisa todos os softwares instalados na máquina.

Além deles, há também o Disco de Resgate, que protege o dispositivo mesmo quando ele está desligado, a ferramenta CyberCapture que isola todos os itens suspeitos em uma nuvem e a Quarentena que faz uma varredura no sistema operacional durante esse isolamento de arquivos.

Na versão gratuita, você também tem segurança para navegar na internet e checar e-mails, tem proteção específica contra ransomwares e ainda pode ficar tranquilo com relação ao vazamento de dados, pois alertas são emitidos automaticamente quando há comprometimento de senhas, por exemplo.

(GettyImages/Reprodução)
(GettyImages/Reprodução)

Sendo muito fácil de instalar e ainda mais simples de usar, é preciso também destacar o Avast Premium Security, que conta com todos esses benefícios, mas traz outras vantagens para aqueles que querem investir em cibersegurança. Antes de contratá-lo, é possível ter 30 dias gratuitos para testes, com dois planos disponíveis: proteção para um único dispositivo ou até dez.

Entre seus diferenciais, pode-se citar a verificação da legitimidade de sites que requerem pagamentos virtuais, a proteção especializada contra ataques dos mais variados tipos, incluindo aqueles citados nesta lista, bem como uma análise diária de todos os seus arquivos e pastas.

Gostou? Então não deixe de conhecer mais sobre os produtos da Avast agora mesmo! 

*Conteúdo Patrocinado