Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Minecraft: conheça tudo sobre o clássico criativo

Da criação até as versões atuais, o Baixaki criou um guia completo sobre o Minecraft — um dos maiores fenômenos da indústria dos games; confira

Avatar de: Felipe Vidal

Por Felipe Vidal via nexperts

21/12/2022 16h02min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin

Seja para um gamer ou apenas para um usuário na Internet, Minecraft é um daqueles nomes fáceis de reconhecer. Considerado um dos jogos mais populares e revolucionários na história, tanto pela mídia especializada quanto seus por seus entusiastas, a franquia se tornou um marco da cultura pop em poucos anos.

Neste guia, o Baixaki mostra tudo sobre Minecraft, desde a sua criação até as últimas versões disponíveis. Veja onde baixar, entenda quais jogos compõem a franquia principal e confira seus respectivos spin-offs, logo abaixo!  

Como Minecraft foi criado?

A história de Minecraft começa em 2009, com um programador sueco chamado Markus "Notch" Person, informalmente conhecido como um prodígio da programação. Já com apenas oito anos criou seu primeiro jogo, utilizando um computador de seu pai — em meados de 1987.

Já adulto, Notch desenvolvia paralelamente em um projeto pessoal além de seu trabalho na jAlbum, um site especializado em galerias de fotos. Ambiciosa, sua empreitada levou cerca de uma semana para ir ao ar em seu próprio estúdio de desenvolvimento, a Mojang. Em 16 de maio de 2009, finalmente, a primeira versão do que seria Minecraft estreou em diversos fóruns pela Internet.

Após vender a Mojang para a Microsoft, Notch diz se sentir solitário e isolado. (Getty Images / Reprodução)
Após vender a Mojang para a Microsoft, Notch diz se sentir solitário e isolado. (Getty Images / Reprodução)

A versão inicial do jogo Minecraft não é muito parecida com a que o público está acostumado atualmente: há elementos muito simples de jogabilidade, apenas pequenas alterações nos blocos e um visual modesto. Seu próprio nome era diferente, sendo originalmente chamado de "Cave Game". 

Até seu lançamento oficial, o projeto foi disponibilizado em "Acesso Antecipado". Nele, os jogadores poderiam experimentar a jogabilidade gratuitamente, mas com algumas opções internas de compra — que serviam como uma via de financiamento, enquanto atualizações eram lançadas com novos objetivos.

Primeira versão de Minecraft tinha poucos elementos de sobrevivência e construção. (Fonte: Mojang / Reprodução)
Primeira versão de Minecraft tinha poucos elementos de sobrevivência e construção. (Fonte: Mojang / Reprodução)

Apenas após dois anos de desenvolvimento, em novembro de 2011, Minecraft seria oficialmente lançado para os computadores — levando outro ano para estrear nos consoles, com o Xbox 360.

O que já era um sucesso se tornou um fenômeno mundial, principalmente através da popularização do YouTube. Entre 2010 e 2013, a plataforma de vídeos ganhou muita força com conteúdo de franquias de jogos, em partes, devido à popularidade do jogo de Notch.

Já em 2014, a Mojang Studios foi comprada pela Microsoft por mais de US$ 2,5 bilhões — algo em torno de R$ 6,67 bilhões, na época.

Notch deixou a companhia e abandonou qualquer ligação que tinha com o desenvolvimento ativo de Minecraft, que se tornou ainda mais popular e ganhou novas expansões, spin-offs e diversas versões.

Atualmente, mesmo com as novas versões disponíveis, ainda é possível jogar o Minecraft clássico de forma totalmente gratuita, através do navegador. Além disso, ainda há a opção de convidar até nove amigos para se juntarem na jogatina. 

Qual o objetivo de Minecraft?

O Minecraft "Classic", como é chamada a primeira versão do jogo, tinha opções de jogabilidade mais restritas e o objetivo era cavar buracos, construir casas e objetos, explorar o mapa e, principalmente, sobreviver contra os monstros. Nele, a jogabilidade era baseada na visão em Primeira Pessoa e contava com gráficos literalmente formados por cubos.

Na jogatina, há boa variedade entre esses inimigos, como zumbis, aranhas gigantes e esqueletos, que ameaçam o progresso do jogador. O mais famoso é o Creeper, um monstro humanóide de cor verde que persegue e "explode" ao atacar.

Além disso, embora o jogo não estabeleça de forma clara, o personagem principal se chama Steve. Tornando o jogo ainda mais dinâmico, esse protagonista sente fome, sono e também precisa de um abrigo para descansar.

Assim, é seguro dizer que Minecraft foi um dos precursores dos jogos de sobrevivência com elementos online, sendo importante na popularização do gênero.

Mesmo sem falas ou carisma, Steve se tornou um dos mais populares protagonistas do mundo dos games. (Fonte: Mojang / Reprodução)
Mesmo sem falas ou carisma, Steve se tornou um dos mais populares protagonistas do mundo dos games. (Fonte: Mojang / Reprodução)

Devido ao foco na sobrevivência, Minecraft exige que o jogador administre seus recursos para melhorar a qualidade dos equipamentos e da saúde de seu personagem. Por exemplo, é preciso encontrar minérios mais raros em cavernas para construir uma casa e se proteger dos monstros.

É possível criar fogueiras e caçar animais para se alimentar, caçar as criaturas pela noite ou explorar o mapa e dimensões misteriosas, como o Nether — a representação do submundo no jogo.

Modos de Minecraft

Atendendo a todos os tipos de jogadores, Minecraft conta com variados modos de jogabilidade: Sobrevivência, Criativo, Multijogador e Hardcore.

Dentre os principais, é possível escolher entre o Modo Sobrevivência ou Modo Criativo, que tornam a experiência mais realista ou menos punitiva, respectivamente.

Porém, o modo mais popular é certamente o Multijogador, onde é possível jogar com amigos e se divertir em grupo. Por fim, ainda há o Modo Hardcore, em que o jogador precisa realizar missões variadas com apenas uma chance — caso seja derrotado, é necessário recomeçar do zero.

Atualmente, após mais de uma década desde seu lançamento, o jogo conta com uma comunidade orgânica e apaixonada. 

Através da colaboração e do apoio dos jogadores, Minecraft recebeu inúmeros MODs, expansões e ideias criativas para facilitar as sessões de construção.

Sejam dinossauros ou o Castelo de Hogwarts, tudo é possível em Minecraft! (Fonte: Floo Network / Reprodução)
Sejam dinossauros ou o Castelo de Hogwarts, tudo é possível em Minecraft! (Fonte: Floo Network / Reprodução)

Com tantas possibilidades, Minecraft é descrito como um jogo do gênero "Sandbox", que em tradução livre significa "Caixa de Areia". Isso se dá por conta da facilidade em que os jogadores tem de moldar o que quiserem nas sessões de jogatina. Essa característica é impulsionada pela tecnologia de geração procedural, que torna a experiência única para cada jogador.

De acordo com Luis Antônio da Costa, mestre em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a geração procedural consiste em "gerar um mundo através de diversos modelos, misturar todos eles, e alterar parâmetros de forma aleatória".

Simplificando, no desenvolvimento de jogos isso significa que os jogadores experimentarão um mundo completamente novo a cada vez que iniciarem uma jornada — contando com recursos e localidades únicas.

Cada mundo criado em Minecraft oferece combinações únicas aos jogadores. (Fonte: Microsoft / Reprodução)
Cada mundo criado em Minecraft oferece combinações únicas aos jogadores. (Fonte: Microsoft / Reprodução)

Minecraft tem história?

O grande objetivo de Minecraft é coletar recursos e fortalecer o personagem para que ele consiga viajar até outra dimensão, conhecida como The End (O Fim), para matar o Ender Dragon — uma criatura gigantesca dotada de poderes mágicos.

Poucos detalhes são conhecidos sobre ele, porém, sabe-se que possui ligação com outros inimigos do jogo: os Endermans, entidades malignas capazes de se teletransportar.

Nas primeiras versões, Minecraft não contava com um enredo propriamente dito, focando apenas na jogabilidade de sobrevivência. Eventualmente, detalhes de uma narrativa foram incorporados, mas de maneira singela e bastante discreta.

Com amigos, a batalha final contra o Ender Dragon é uma experiência bastante divertida. (Fonte: Microsoft / Reprodução)
Com amigos, a batalha final contra o Ender Dragon é uma experiência bastante divertida. (Fonte: Microsoft / Reprodução)

Quando o jogador finalmente consegue derrotar o Ender Dragon, é possível retornar para a dimensão "normal" do game e assistir uma tela de créditos subir.

Nessa tela, dois seres conversam através de linhas de texto e dizem que finalmente o jogador pode "ler o que se passa" em suas mentes. Ao fim, um poema de autoria desconhecida é revelado. Veja abaixo parte do poema do final de Minecraft:

"E o jogo acabou e o jogador acordou do sonho. E o jogador começou um novo sonho. E o jogador sonhou novamente, sonhou melhor. E o jogador era o universo. E o jogador era o amor.

Você é o jogador.

Acorde."

O final de Minecraft cria mais perguntas do que respostas ao jogador. (Fonte: Sleshi / Reprodução)
O final de Minecraft cria mais perguntas do que respostas ao jogador. (Fonte: Sleshi / Reprodução)

Quantas versões de Minecraft existem?

  • Minecraft Java: versão "mais original" de Minecraft, disponível apenas para computadores com sistema operacional Windows, Linux e MacOS. Recebe menos atualizações, mas é mais compatível com MODs;
  • Minecraft Bedrock Edition: versão mais atualizada, disponível para computadores, dispositivos portáteis e vídeogames. Suporta crossplay, mas tem menos compatibilidade com MODs. 
  • Minecraft Launcher: interface que fornece acesso a diversos jogos da franquia Minecraft, além das versões Bedrock e Java;
  • Minecraft Education Edition: versão especial criado para que alunos e professores possam estudar através de vídeogames;
  • Minecraft China Edition: versão em Java lançada especialmente para a China com localização completa para o país.

Qual Minecraft é melhor: Java Edition ou Bedrock Edition?

A versão mais utilizada por YouTubers e entusiastas é a Minecraft Java Edition, já que possui maior compatibilidade com MODs feitos pela comunidade, maior variação de combate e de itens. Por conta disso, os criadores de conteúdo tem mais liberdade para fazer grandes construções e desenvolver vídeos melhores.

No entanto, a Java Edition conta mais falhas de segurança, ou seja, é muito provável que hackers invadam essa versão do que as demais — já que se trata de uma linguagem de programação mais antiga e limitada.

A versão Bedrock é ideal para os jogadores que desejam jogar com amigos em diferentes plataformas. (Fonte: Microsoft / Reprodução)
A versão Bedrock é ideal para os jogadores que desejam jogar com amigos em diferentes plataformas. (Fonte: Microsoft / Reprodução)

Por outro lado, a versão Bedrock Edition é mais atualizada e recebe melhorias mais frequentemente. Nela, ainda é possível instalar MODs, porém, somente os aprovados pela Microsoft, sem a possibilidade de utilizar expansões feitas pela comunidade. 

Além disso, também é possível jogar com amigos em diferentes plataformas — como se juntar a alguém que joga nos consoles, a partir de uma sessão em um computador.

O que há de novo na última expansão de Minecraft?

A última grande atualização de Minecraft trata-se de The Wild (1.19), uma expansão lançada em junho de 2022, que traz uma temática mais assustadora e selvagem para os jogadores. Entre as principais novidades, estão os novos biomas: as profundezas sombrias, o manguezal, e a cidade ancestral. 

Nesse contexto, cada ambiente apresenta detalhes únicos. As profundezas sombrias, por exemplo, se referem a “um bioma gerado no subsolo profundo, em áreas de baixa erosão”, representadas por um conjunto de cavernas cobertas por aglomerados de blocos do tipo sculk. 

Já o manguezal, assim como na realidade, é um bioma encontrado próximo de selvas e desertos, com folhagem densa e áreas bem alagadas. No jogo, o bioma é considerado uma variante dos pântanos.

Por fim, a cidade ancestral é uma estrutura em formato de palácio encontrada no subsolo, junto das profundezas sombrias. A região possui corredores longos e baús com itens que não são encontrados em nenhuma outra parte do jogo.

Novos blocos e inimigos na versão 1.19 de Minecraft

Naturalmente, a última atualização de Minecraft introduziu novos tipos de blocos, tais como:

  • anfibrilho;
  • ardósia reforçada;
  • barro;
  • barro seco;
  • catalisador de sculk;
  • emissor de sculk;
  • folhas e raízes de mangue;
  • sculk;
  • tábuas de mangue; 
  • tijolos de barro.

Além disso, novas criaturas também foram reveladas, como anfíbios e os allay, pequenas criaturas voadoras que habitam partes específicas do mapa e entregam itens para jogadores através de trocas.

O Defensor é o grande novo inimigo da atualização, encontrado apenas nas profundezas sombrias, sendo o monstro que causa mais dano não-explosivo em todo o jogo.

Qual a última atualização disponível de Minecraft?

A versão mais recente de Minecraft está na versão Bedrock Edition. A atualização 1.19.51 foi lançada no último dia 13 de dezembro, para todas as plataformas, com exceção do Nintendo Switch — que a receberá em breve. Abaixo, confira a lista de mudanças oficial

  • Corrigida uma falha que poderia ocorrer durante o jogo;
  • Os pistões não podem mais recriar blocos móveis que foram destruídos no meio do movimento;
  • Os cavalos não podem mais ser empurrados sobre cercas com tapetes no topo;
  • A tela de seleção de controle de toque não aparecerá mais no Nintendo Switch;
  • Corrigida a tela do bloco de estrutura para que o campo de valor Y possa ser acessado corretamente apenas com o teclado.

Nessa atualização, a Mojang não adicionou novos recursos ou ferramentas ao game, apenas consertando problemas e realizando alterações técnicas.

Onde baixar Minecraft?

Atualmente, Minecraft está disponível em diversos dispositivos. Nos consoles, é possível encontrá-lo no Playstation 4 e no Playstation 5, bem como no Xbox One e no Xbox Series S|X — além do Nintendo Switch. Não há versões gratuitas do jogo, com preços variando de R$ 75 a R$ 80, dependendo da plataforma.

Já nos computadores, nos celulares ou nos dispositivos móveis, os jogadores podem testar Minecraft com uma demonstração gratuita. Disponível para iOS e Android, o jogo custa cerca de R$ 40 nas duas lojas virtuais, Play Store e App Store.

No computador, o usuário pode realizar a compra do jogo diretamente pela Microsoft Store ou jogá-lo através da assinatura Xbox Game Pass — garantindo o mesmo benefício nos consoles da Microsoft. Para utilizar o Game Pass no PC, basta instalar seu aplicativo oficial, escolher uma assinatura mensal e jogar.

Outros jogos da franquia Minecraft

Além da aventura original, a franquia expandiu-se para outras mídias e jogos ao longo dos anos. Veja os jogos de Minecraft:

Minecraft Dungeons

Bem recepcionado pela crítica e pelo grande público, Minecraft Dungeons expandiu as fronteiras da franquia. (Fonte: Microsoft / Reprodução)
Bem recepcionado pela crítica e pelo grande público, Minecraft Dungeons expandiu as fronteiras da franquia. (Fonte: Microsoft / Reprodução)

Um dos jogos mais populares da franquia é Minecraft Dungeons (2020), que muda completamente em relação ao game original. 

O jogo possui uma história bem mais profunda, aos moldes de um RPG clássico, com visão isométrica, caracterizado como um jogo do gênero dungeon crawler. Na análise do Voxel, o game é considerado "uma aventura charmosa e cativante". 

Em 2021, Minecraft Dungeons Arcade foi lançado, seguindo as mesmas bases de seu antecessor quase-homônimo. Aqui, a principal diferença é a mudança de perspectiva, que deixou de ser isométrica e adotou uma perspectiva "vista pela lateral".

Minecraft Legends

Reinventando a franquia, novamente, Minecraft Legends chega em 2023.  (Fonte: Microsoft / Reprodução)
Reinventando a franquia, novamente, Minecraft Legends chega em 2023. (Fonte: Microsoft / Reprodução)

Anunciado em 2022, Minecraft Legends será o próximo game da franquia, apostando no gênero de estratégia em Terceira Pessoa.

Os elementos medievais e o modo multijogador vão continuar, com grande foco na jogatina cooperativa. O jogo será lançado para Xbox Series X/S, PlayStation, Nintendo Switch e PC em 2023.

Minecraft: Story Mode

Minecraft: Story Mode chegou a receber uma segunda temporada, mas foi descontinuado em 2018. (Fonte: Teltalle / Divulgação)
Minecraft: Story Mode chegou a receber uma segunda temporada, mas foi descontinuado em 2018. (Fonte: Teltalle / Divulgação)

Desenvolvido pela Telltale Games, Minecraft: Story Mode é um jogo no formato point-and-click, similar aos jogos da franquia The Walking Dead, da mesma desenvolvedora, em que os jogadores precisam tomar decisões que influenciam o andamento da história.

Minecraft Earth

Minecraft Earth esteve disponível em acesso antecipado desde 2019, tentando levar o visual da franquia para o cotidiano. (Fonte: Mojang / Reprodução)
Minecraft Earth esteve disponível em acesso antecipado desde 2019, tentando levar o visual da franquia para o cotidiano. (Fonte: Mojang / Reprodução)

Por fim, Minecraft Earth foi um game de realidade aumentada gratuito, disponível para celulares, descontinuado em junho de 2021. Na prática, a premissa possuía um estilo muito similar ao de Pokémon Go.