Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
Lightshot

Lightshot

Um aplicativo simples e eficiente para você capturar imagens de tela e compartilhá-las

Windows
2.15 MB
-
2.15 MBBandeira do Brasil

Um aplicativo simples e eficiente para você capturar imagens de tela e compartilhá-las

Sobre o App

Avatar de: Flávio Motta Coutinho

Por Flávio Motta Coutinho via nexperts

Atualizado em 23/02/2024 17h45min

Lightshot é um aplicativo com o qual você capturar toda ou uma parte da tela do seu computador no formato de imagem.

Mas este programa vai além e disponibiliza diferenciais perante tantos outros softwares com essa finalidade: ele oferece ferramentas para a edição das screenshots tiradas e o compartilhamento delas por meio de serviços online, com especial destaque para as principais redes sociais da atualidade (Facebook, Twitter, Pinterest e mais).

Como baixar e instalar o Lightshot?

Para ter o Lightshot de forma gratuita em seu computador é muito simples! Após fazer o download do arquivo, será preciso escolher o idioma de preferência, com opção para português brasileiro, e concordar com os termos de uso do programa.

Ao clicar em “próximo” basta esperar apenas alguns segundos para que a instalação seja concluída porque o programa é extremamente leve e faz tudo em pouco tempo.

Algumas pessoas podem estranhar que não abra nenhuma interface do software após o download, mas é exatamente isso! O Lightshot é, na verdade, uma espécie de ferramenta e você pode entender no próximo tópico exatamente como funciona. Confira!

Como usar o Lightshot?

O primeiro passo é procurar o botão “PrtSc SysRq” ou uma tecla equivalente, como “PrtSc”, “PrtScr SysRq”, “Print Screen SysRq” e outras opções que cumprem a mesma função mas apresentam nomes diferentes.

Após ter baixado e instalado o Lightshot corretamente, basta clicar no botão e você verá que a tela fica automaticamente mais escura e aparece o texto “selecionar área”. É a ferramenta em ação!

Com o cursor do mouse ou touchpad, basta clicar e arrastar para selecionar exatamente a área de captura de tela que você quer deixar salvo. É uma forma muito prática de ficar com a imagem pronta de imediato, sem precisar cortá-la ou fazer ajustes depois.

Além disso, ao selecionar a área, você pode também editá-la caso não tenha feito a marcação perfeita. Basta usar os pontos das extremidades de forma que preferir até ter exatamente o que precisa.

O principal destaque do Lightshot é a quantidade de ferramentas disponíveis para rabiscar na sua captura de tela. É possível escrever livremente com a caneta, por exemplo, ou apenas fazer marcações mais simples com a opção da linha e do marcador de texto em si. Se você quiser fazer alguma indicação e apontar para ela de forma mais didática, a ferramenta “seta” pode ser um auxílio nesse momento.

Para selecionar uma área dentro do seu print, além das ferramentas já citadas, existe também a opção de criar retângulos e enquadrar uma parte que você considere importante naquele contexto.

Algumas das opções citadas anteriormente, como a caneta e o marcador, podem servir para adicionar comentários ao longo do seu print, mas caso você queira algo mais organizado e fácil, o Lightshot também dispõe de uma ferramenta específica de texto. Assim, as suas observações ficarão mais fáceis de serem entendidas e você não precisará gastar tempo usando o mouse para escrever.

Além disso, é importante ressaltar que todas as ferramentas do Lightshot são feitas em cores e você pode escolher qual a melhor. Existem algumas opções pré-definidas, com as cores mais conhecidas, mas é possível também personalizar a paleta, caso queira, e criar algo completamente novo para usar em sua captura de tela.

Ao finalizar, você pode salvar o seu print (ctrl + s), copiar (ctrl + c) ou até mesmo compartilhar diretamente com outra pessoa através do Google ou uma rede social específica.

Ler menos

Opinião dos editores

Embora seja relativamente simples, o Lightshot provou ser uma ferramenta bastante eficiente e prática para quem deseja ou precisa capturar imagens de regiões inteiras ou específicas da tela do computador.

A sua interface é muito amigável, disponibilizando a barra de ferramentas em locais de fácil acesso e utilizando ícones bem intuitivos. Com isso, a sua interação acontece de maneira descomplicada e agradável. Mesmo que você nunca tenha mexido em um software desse gênero antes, não deve encontrar dificuldades para se familiarizar com o Lightshot.

Outro ponto positivo da sua funcionalidade é a ativação do recurso de seleção de área por meio de um único clique de mouse ou pressionando a tecla tradicional de captura de tela. Contudo, o grande diferencial do Lightshot são as funções complementares oferecidas por ele.

Entre as funcionalidades disponibilizadas, o serviço de upload é o que mais se destaca, pois poupa o tempo de vários processos: armazenar a imagem, acessar outro serviço e efetuar o carregamento.

A única coisa que ficou devendo é o suporte para diferentes formatos de imagem. Com isso, dependendo do seu objetivo, é possível que você precise usar um segundo aplicativo para converter as capturas. Apesar disso, sem dúvida, vale ao menos experimentar o que o Lightshot tem a oferecer.

Ler mais

Notícias

Outros apps da Serg at Skillbrains

Informações Técnicas

Assistir vídeo?

Seu download vai começar após o anúncio.