Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

5 programas gratuitos para editar vídeos

Aplicativos para Windows, iOS e Android ajudam a profissionalizar seus vídeos sem você pagar nada

Avatar de: Diego Borges de Sa

Por Diego Borges de Sa via nexperts

04/03/2022 17h55min · Atualizado em 04/03/2022 17h57min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Atualmente, os vídeos estão presentes em boa parte das redes sociais. Do Instagram ao TikTok, aos poucos o conteúdo em foto vai sendo substituído por vídeos do dia a dia, viagens, festas, entre outros temas. E, para dar qualidade às produções, nada melhor do que uma boa edição que impressione seus seguidores com o seu conteúdo.

Hoje o Baixaki apresenta uma lista com cinco programas para você editar seus vídeos tanto no PC quanto em tablets e smartphones com iOS ou Android. Confira.

1. Inshot — iOS e Android

O InShot é o aplicativo mobile mais famoso para as edições de vídeo. Ele tem uma interface simples que ajuda até os menos experientes a realizar cortes, adicionar outros arquivos de vídeo, aplicar efeitos de transição de cena, colocar trilha sonora, entre outros recursos.

(Fonte: Play Store/Reprodução)
(Fonte: Play Store/Reprodução)

Outra grande vantagem do InShot é a possibilidade de adicionar músicas em suas produções. O próprio aplicativo faz uma busca nas bibliotecas de canções para que você possa adicionar uma trilha do seu artista ou grupo favorito. Por fim, ele tem compatibilidade com redes sociais como Instagram e TikTok, sendo possível enviar o seu vídeo editado para a publicação imediata.

2. Adobe Premiere Rush — Windows, iOS e Android

O Adobe Premiere Rush é um aplicativo gratuito que chegou ao mercado como uma alternativa da empresa para quem não quer pagar a assinatura do seu software de edição profissional: Adobe Premiere Pro. Nele, é possível realizar edições simples de vídeo, porém muito eficazes, para sites e redes sociais.

(Fonte: Adobe/Reprodução)
(Fonte: Adobe/Reprodução)

Com versões para PCs e plataformas mobile, o Adobe Premiere Rush oferece uma série de recursos dentro do aplicativo para ajudar quem não tem muita intimidade com a edição de vídeos. Por exemplo, é possível aplicar efeitos de transição de cena e trilhas sonoras genéricas para dar um aspecto mais profissional às produções.

3. KineMaster — iOS e Android

Com uma forte pegada em produções para redes sociais, o KineMaster é uma excelente alternativa para quem deseja criar vídeos divertidos e repletos de elementos gráficos, como banners, letreiros etc. Ele tem uma série de recursos prontos, como fontes estilosas e efeitos de transição, cuja aplicação é bem simples. 

(Fonte: Play Store/Reprodução)
(Fonte: Play Store/Reprodução)

O KineMaster também conta com um recurso de fundo infinito, o famoso Chroma key, com o qual é possível adicionar um vídeo ao fundo de outro. E, mesmo com uma interface simples, o aplicativo também oferece recursos encontrados em editores profissionais, como controle de cores, e a possibilidade de gerar vídeo na resolução 4K a 60 quadros por segundo.

4. Blender — Windows

Embora ele seja muito usado na criação de elementos gráficos, o Blender também funciona muito bem na edição de vídeo. Mesmo que a sua interface poluída de opções assuste um pouco, na prática é bem simples usar o software para editar suas produções visuais.

(Fonte: Blender/Reprodução)
(Fonte: Blender/Reprodução)

Além disso, por se tratar de uma ferramenta com muitos recursos para a criação, é possível criar elementos para seus vídeos, como efeitos de transição e letreiros animados. Por fim, o Blender também conta com um editor de áudio caso você queira uma trilha sonora ou até mesmo um áudio de narração mais específico para as cenas.

5. iMovie — MacOS e iOS

O editor de vídeo nativo do MacOS é uma excelente opção para os novatos que têm um PC da Apple. Com ele, é possível realizar de edições simples a profissionais, com uma interface intuitiva e prática para os que não têm intimidade com software do gênero.

(Fonte: iMovie/Reprodução)
(Fonte: iMovie/Reprodução)

A versão mobile também é simples e uma excelente alternativa para quem deseja editar seus vídeos no iPhone ou iPad. Entretanto, o aplicativo para iOS é um pouco pesado e ocupa bastante espaço na memória do celular, sendo mais indicado para quem tem uma versão mais recente do aparelho e com bastante espaço livre na memória interna.