Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Pesquisa aponta quais são as conexões mais rápidas do Brasil

Veja qual é o ranking brasileiro sobre internet móvel e saiba como verificar o desempenho da sua conexão

Avatar de: Diego Borges de Sa

Por Diego Borges de Sa via nexperts

02/05/2022 21h40min · Atualizado em 02/05/2022 21h40min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Uma pesquisa recente sobre a internet móvel no país, realizada pela Ookla, mostra que a Claro oferece a conexão mais rápida do Brasil. A operadora tem uma média de velocidade de download de 33,53 Mbps, além de índice de consistência de 84,6%. Em segundo lugar está a Vivo, com uma média de 20,97 Mbps de velocidade e 79% de consistência, seguida por TIM, com 20,04 Mbps e 79,5%, e Oi com 11,7 Mbps e 64%.

Entretanto, em algumas regiões essa velocidade pode variar bastante por uma série de fatores que prejudicam o sinal da rede móvel. E para realizar essa medição, você pode utilizar ferramentas que realizam gratuitamente um teste para medir como anda a sua conexão. 

Pensando nisso, hoje o Baixaki apresenta uma lista com os melhores serviços para realizar esse teste. Confira:

Teste de velocidade da Internet do Google

O Google conta com uma ferramenta que faz a análise da velocidade da sua conexão em poucos segundos. Com ela, é possível verificar a taxa de download e upload em poucos segundos, sem precisar instalar um aplicativo ou fazer algum tipo de cadastro. 

O Teste de Internet do Google é simples de acessar e fácil de usar. (Fonte: Baixaki/Reprodução)
O Teste de Internet do Google é simples de acessar e fácil de usar. (Fonte: Baixaki/Reprodução)

Ao final do teste, a própria ferramenta indica o tempo de latência da sua conexão, e apresenta um curto relatório, dizendo que tipos de vídeos e outros serviços a velocidade da sua internet suporta. 

Teste de velocidade do TecMundo

O site TecMundo também conta com uma ferramenta em que é possível testar a velocidade da sua internet, tanto do download quanto do upload. O recurso também apresenta outras informações sobre a sua conexão, como o nome da operadora, o seu IP e dados sobre a latência detectada durante o teste. 

O Teste de velocidade do TecMundo apresenta uma série de informações referentes à sua conexão. (Fonte: TecMundo/Reprodução)
O Teste de velocidade do TecMundo apresenta uma série de informações referentes à sua conexão. (Fonte: TecMundo/Reprodução)

Para completar, a página apresenta uma série de informações para os mais leigos. Nela é possível se orientar sobre nomenclaturas, entender os dados apresentados no teste e dicas para melhorar sua conexão caso ela esteja apresentando uma velocidade abaixo do normal ou da que foi contratada. 

Speedtest

O Speedtest é uma das ferramentas mais utilizadas para quem busca informações sobre a sua conexão. O serviço faz um teste rápido da velocidade de download e upload da internet, e fornece as informações em questão de segundos. Ele também mostra o ping atual e permite compartilhar o resultado nas suas redes sociais. 

O Speedtest conta com versão para browsers e em aplicativos para iOS, Android e Windows. (Fonte: Speedtest/Reprodução)
O Speedtest conta com versão para browsers e em aplicativos para iOS, Android e Windows. (Fonte: Speedtest/Reprodução)

Outra grande vantagem do Speedtest são as múltiplas formas de acessar o serviço. Você pode fazer o teste pelo browser, acessando o site oficial da ferramenta ou utilizando as versões do seu aplicativo para plataformas mobile, iOS e Android, ou na versão para Windows. 

Bandwidth Place

Bandwidth Place é uma das ferramentas para verificar a velocidade de uma rede mais utilizadas do mundo. Ela realiza um teste completo da sua conexão e apresenta dados sobre a taxa atual de download e upload. Ela também oferece uma opção para mudar o servidor onde a verificação será realizada, podendo alterar para o mais próxima da sua região.

(Fonte: Bandwidth Place/Reprodução)
(Fonte: Bandwidth Place/Reprodução)

Por fim, o serviço também tem uma série de recursos que ajudam os mais leigos a entenderem todo o procedimento e dados referentes à conexão. O único problema é que o site está todo em inglês, sendo necessário um bom domínio da língua para entender todas as informações.