Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Canva x Photoshop: conheça mais sobre os editores de imagens

Veja qual é o melhor editor de imagens para você e suas necessidades do dia a dia

Avatar de: Diego Borges de Sa

Por Diego Borges de Sa via nexperts

21/12/2021 16h17min · Atualizado em 29/03/2023 17h54min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

O editor de imagens é um item imprescindível atualmente, seja para aplicar filtros em imagens, seja para criar uma ilustração para impactar nas suas redes sociais. 

E entre tantos aplicativos que cumprem essa função, o Canva e o Adobe Photoshop continuam sendo absolutos em popularidade e competência. 

Mas afinal: qual dos dois é o melhor para as tarefas do dia a dia? Hoje o Baixaki mostra em detalhes o que cada um deles oferece e qual atende melhor às suas necessidades. Confira:

Canva

O Canva é um editor que pode ser usado tanto no smartphone, pelo aplicativo mobile, ou no PC, em qualquer navegador. Embora seja gratuito, há planos de assinatura para o serviço que liberam uma série de recursos, como acesso a mais de 500 mil templates diferentes, 100 GB de armazenamento em nuvem e suporte técnico prioritário.

O Canva apresenta uma interface simples e fácil de ser utilizada.
O Canva apresenta uma interface simples e fácil de ser utilizada.

Uma das vantagens do Canva é a sua praticidade para criar um determinado conteúdo. O próprio app oferece uma série de templates prontos para posts do Instagram, banners do YouTube etc., em que o usuário só precisa ir alterando as camadas pré-prontas do modelo.

Outra vantagem do Canva é a de importar templates criados por outros usuários para ajudar na hora de desenvolver uma imagem em tamanhos específicos. Por exemplo: caso você queira criar um story para o Instagram, basta usar a busca do aplicativo para encontrar uma série de modelos já no formato exato para a publicação.

O Canva tem uma série de templates que podem ser utilizados nas suas redes sociais.
O Canva tem uma série de templates que podem ser utilizados nas suas redes sociais.

Adobe Photoshop

O editor de imagens mais famoso do mundo segue sendo a maior referência. Com ele, é possível criar desde simples imagens, até grandiosas ilustrações, repletas de efeitos e camadas de edição. O software conta com um plano de assinatura de R$ 90 por mês, que inclui também a versão mobile para smartphones e tablets.

A principal vantagem do Photoshop é o seu extenso leque de ferramentas. Ele tem desde simples pincéis para modificar cores e formas, até elementos mais complexos que permitem reorganizar cores e criar estruturas de sombra e luz para dar mais realismo a uma imagem ou foto.

O Adobe Photoshop oferece uma extensa lista de ferramenta para editar suas imagens.
O Adobe Photoshop oferece uma extensa lista de ferramenta para editar suas imagens.

Entretanto, essa quantidade de ferramentas faz com que o aplicativo seja bastante confuso para quem nunca teve contato com a sua estrutura. Porém, com muita prática, é possível dominar os elementos do Photoshop, e até mesmo se profissionalizar nas edições de imagem.

Conclusão

Embora ambos sejam editores de imagem, o Canva e o Photoshop se diferenciam em relação aos níveis de complexidade. Enquanto o primeiro apresenta uma usabilidade agradável e simples, que ajuda até aqueles que têm pouco contato com a tecnologia, o segundo já é mais voltado para quem tem um bom conhecimento de ferramentas de edição.

Apesar de ser muito mais completo em relação ao Canva, o Photoshop é mais confuso para os novatos em edição de imagens.
Apesar de ser muito mais completo em relação ao Canva, o Photoshop é mais confuso para os novatos em edição de imagens.

Sendo assim, caso você esteja procurando um aplicativo para lhe ajudar com postagens em redes sociais, principalmente Instagram, Facebook e Twitter, o Canva é a melhor opção. Tanto o seu aplicativo web quanto o mobile são fáceis para produção de postagens, e contam com recursos rápidos de edição, como efeitos em letreiros, junção de imagens, remoção de fundos etc. Dessa forma, vale até mesmo investir na versão Pro do app, que conta com uma série de recursos extras.

Mas caso o seu foco seja a qualidade das imagens, principalmente fotos do dia a dia, viagens, paisagens etc., o Adobe Photoshop é a melhor opção. O software conta com centenas de recursos que permitem que você transforme uma simples fotografia em uma verdadeira obra de arte. Entretanto, é preciso conhecer melhor o aplicativo para usufruir de tudo o que ele disponibiliza, já que sua estrutura pode ser bem complexa para iniciantes.

O Baixaki te ajuda a aproveitar ainda mais as funcionalidades do Canva, confira só esses tutoriais: