Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Mouse Recorder Pro 2 x Faça Para Mim: como gravar comandos?

Veja qual é o melhor aplicativo para gravar e reproduzir todos os comandos necessários

Avatar de: Flávio Motta Coutinho

Por Flávio Motta Coutinho via nexperts

25/01/2022 19h03min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

A criação de macros pode ajudar a reduzir significativamente o tempo gasto em uma sequência de atividades realizadas no dia a dia. Aliás, este é o objetivo de tais programas: a partir do agrupamentos de uma sequência de comandos, permitir que o sistema opere automaticamente.

Entre tantos aplicativos que facilitam a criação de macros, dois se destacam em nosso site: Mouse Record Pro 2 e Faça Para Mim. Qual dos dois é o ideal para você? Para responder a essa questão, o Baixaki mostra detalhes do funcionamento de cada um deles, bem como suas principais características. Veja só!

Mouse Recorder Pro 2

O Mouse Recorder Pro 2 grava todos os comandos que o usuário realiza com o mouse, incluindo o tempo que deixou o cursor parado. Ele consegue, a partir da gravação, reproduzir também o tempo de clique.

Vale destacar que o aplicativo não memoriza a ação de todos os periféricos, somente daqueles previamente selecionados.

A gravação é salva em formato de script e pode ser utilizada a qualquer momento. Além disso, o programa permite que os scripts salvos sejam programados para serem executados em determinados períodos.

(Fonte: Pplware/Reprodução)
(Fonte: Pplware/Reprodução)

Destaques

  • Programação de quando os scripts salvos serão usados.
  • Interface simples e intuitiva.
  • Perfeita capacidade para gravação dos movimentos realizados.
  • Fácil possibilidade de edição de scripts por usuários com conhecimento de programação.

Faça Para Mim

Quando o assunto é criação de macros, o Faça Para Mim é apontado como um aplicativo completo, pois permite que o usuário realize a gravação de tudo o que deseja, de cliques a movimentos do mouse. Após a gravação, o administrador pode escolher quando executar a gravação e pronto: ação programada.

O app permite também que o usuário execute uma das gravações assim que iniciar o Windows, que em sua última versão passou a contar com um sistema de gerenciamento de atalhos. Assim, a partir da pré-configuração, é possível iniciar uma gravação com o uso de uma única tecla.

(Fonte: Microsoft/Reprodução)
(Fonte: Microsoft/Reprodução)

Destaques

  • Aplicativo com interface simples e intuitiva.
  • Gravação de diferentes comandos, além dos toques do mouse.
  • Capacidade de programar a execução das macros gravadas.
  • Atalhos que melhoram a experiência do usuário.

Conclusão

Embora ambos sejam programas conhecidos por permitir que o usuário crie macros, eles se diferenciam em pontos importantes. Os aplicativos apresentam interface simples, limpa e intuitiva, mas o Mouse Recorder Pro 2 não conta com atalhos que permitem que uma macro seja iniciada rapidamente.

O Faça Para Mim sai na frente quando o assunto é facilidade de uso, embora os dois tenham interface acessível. No caso do Mouse Recorder Pro, usuários com conhecimento de programação podem conseguir explorar melhor o app.

Para quem precisa configurar macros com comandos que vão além do movimento do mouse, o Faça Para Mim se destaca, uma vez que o foco do Mouse Recorder Pro é a ação do mouse.