Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Roblox X Minecraft: qual o melhor jogo para criar e montar?

Games fazem enorme sucesso entre o público mais jovem e tem uma temática muito similar

Avatar de: Diego Borges de Sa

Por Diego Borges de Sa via nexperts

13/12/2021 19h22min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Minecraft e Roblox são, de longe, os jogos mais populares dos últimos anos. Enquanto o primeiro permite que o jogador explore um universo infinito, em que é preciso encarar criaturas e colher recursos, o outro tem ferramentas que permitem que qualquer pessoa crie um game do zero e compartilhe com todo mundo. 

Mas afinal: entre os dois games, qual é o melhor para criar e montar? Antes de dar a resposta, conheça um pouco mais sobre esses dois jogos que revolucionaram o mundo dos games.

Minecraft

Minecraft surgiu há pouco mais de 10 anos com uma proposta ousada: a de oferecer um mundo de infinitas possibilidades, em que o jogador poderia remover e colocar blocos, e assim montar a sua região. Gradualmente o game foi evoluindo e inserindo elementos como criaturas, um Modo Sobrevivência, e até mesmo mudanças de tempo, em que a noite é muito mais perigosa que o dia. Sem contar nas diversas plataformas para qual o título foi lançado, o que inclui consoles, PC e celulares, incluindo uma versão gratuita mais simples para navegadores. 

(Fonte: Microsoft/Divulgação)
(Fonte: Microsoft/Divulgação)

O sucesso fez com que a Microsoft adquirisse em 2014 a empresa que desenvolveu Minecraft: a Mojang. Com isso, o jogo ganhou ainda mais elementos, entre eles, destaque para a inclusão de efeitos de luz e sombras da tecnologia Ray Tracing, da NVidia, para que a ambientação ficasse mais real. 

Porém, esse mesmo visual sempre foi a “pedra no sapato” do jogo. No começo do seu desenvolvimento, propositalmente, Minecraft  apresenta um visual simples e “quadradão” justamente para focar os recursos do jogo em outros elementos, como o mapa infinito. Mas, 10 anos se passaram e ainda há muita gente que não está satisfeito com o visual, considerando-o ultrapassado, mesmo que ele tenha se tornado a maior marca do game. 

(Fonte: Microsoft/Divulgação)
(Fonte: Microsoft/Divulgação)

Roblox

Roblox chegou ao mundo em 2006 ainda como uma espécie de MMO experimental. Com o passar dos anos, o game foi ganhando melhorias, ferramentas e, principalmente, um conteúdo gigantesco para que jogos fossem construídos pelos próprios jogadores. 

(Fonte: Microsoft/Divulgação)
(Fonte: Microsoft/Divulgação)

Isso porque Roblox tem como premissa ser uma espécie de plataforma para que sua comunidade crie games com as suas ferramentas. Com isso, é possível ter desde simples jogos de aventura até complexos RPGs utilizando o sistema. Para completar, ele também serviu como palco para que diversos YouTubers criassem histórias, filmes, e até séries dentro do universo. Hoje ele está disponível para iOS, Android Windows, Mac e Xbox One.

O grande problema de Roblox é que, embora gratuito, muitas das ferramentas e utensílios para criar seu jogo tem de ser pagas. É preciso comprar moedas virtuais, com dinheiro de verdade, para desbloquear esses itens. E, dependendo do tipo de game que o jogador planeja criar, pode ser necessário ter que gastar uma boa grana para ter um conteúdo de qualidade. 

(Fonte: Microsoft/Divulgação)
(Fonte: Microsoft/Divulgação)

Conclusão

Embora os dois jogos tenham semelhanças em relação a criar e montar itens e estruturas, a proposta deles é bem distinta. Minecraft é recomendado para aqueles que buscam uma diversão rápida, sem limitações, em que é possível criar mundos, explorar florestas, batalhar contra criaturas, entre outros elementos de um game de ação.

Roblox é mais um game/serviço voltado para quem quer usufruir de milhares de jogos, dos mais variados estilos. Ele também é voltado para quem deseja abusar da criatividade e desenvolver não apenas seus games, mas também seus universos, e até mesmo animações e filmes, com todas as ferramentas que ele disponibiliza.