Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Stardew Valley: saiba como jogar o RPG de simulação

Em passos simples, entenda todos os mecanismos do jogo Stardew Valley

Avatar de: Matheus Benjamin

Por Matheus Benjamin via nexperts

10/01/2022 15h55min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

Publicado pelas empresas ConcernedApe e Chucklefish, Stardew Valley consiste em um jogo bastante interessante, lançado pela primeira vez em 2016 para inúmeras plataformas — o que inclui PC (Windows, macOS e Linux), além dos sistemas operacionais iOS e Android. Trata-se de um título envolvente, que busca muitas referências em jogos de simulação e RPG para a composição de seu universo. 

Stardew Valley pode ser aproveitado de diversas formas, incluindo as experiências solo e multiplayer. No início, os jogadores são apresentados a uma fazenda que precisa ser administrada de acordo com o que se conhece na realidade. Dessa maneira, é necessário selecionar um dos cinco tipos de fazenda que estão disponíveis para definir o estilo do jogo, o que pode gerar recursos diferenciados em cada uma delas.

Como baixar Stardew Valley

Para fazer o download do jogo em seu dispositivo, verifique se ele está apto a receber softwares oriundos de lojas que não sejam, necessariamente, as oficiais dos sistemas operacionais. Caso faça o download por meio do computador, não é necessário realizar essa verificação.

Depois que esse passo estiver concluído, retorne a nossa página para baixar o jogo, clicando sobre o botão específico para essa ação. A instalação não deve levar mais do que alguns minutos, dependendo da sua conexão com a internet. Após baixar Stardew Valley, execute-o para começar a se divertir.

Como jogar Stardew Valley multiplayer

Caso opte por ter uma experiência diferenciada e com mais jogadores, não deixe de aproveitar o modo multiplayer, no qual outras ferramentas do game podem ser úteis. 

Como você estará lidando com outros usuários durante seu tempo de diversão, fique atento ao tipo de fazenda que escolherá para iniciar sua jornada. Selecione muito bem todas as vantagens e desvantagens de cada uma delas, para saber se precisará de aliados. 

Além disso, na barra vertical da parte inferior direita da tela, você poderá visualizar seu nível de energia, que pode ir diminuindo consideravelmente conforme suas ações forem sendo executadas no jogo. É preciso sempre ficar atento a isso para não morrer e, eventualmente, deixar sua fazenda sob um comando indesejado.

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

Sempre que precisar executar tarefas mais pesadas no ambiente, recorra a outros participantes e distribua atividades como: cuidar dos animais, cuidar das plantações, semear, arar o solo e cortar árvores.

É preciso também saber administrar o tempo, para que todo o trabalho seja executado em um bom cronograma, tendo em vista que o relacionamento com outros jogadores e certas atividades precisam ocorrer a partir de outras. Visualize suas prioridades para se organizar e não ter nenhum prejuízo, viu?

Como conseguir madeira de lei

A madeira de lei é um recurso fundamental dentro do universo de Stardew Valley. Para consegui-lo é preciso ter cautela e saber como cortar troncos grandiosos com machado de cobre. No Bosque Secreto, você poderá obter até 12 madeiras de lei por dia, cuidando muito bem de sua energia e visualizando o mapa da Fazenda de Floresta.

Como pescar no Stardew Valley

Para realizar essa ação, será preciso movimentar-se muito bem com os comandos básicos do jogo. Uma vez próximo da água, selecione a vara de pesca de seu inventário e pressione o personagem para conseguir lançar a vara no rio. 

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

Entretanto, fique atento, pois sua energia vai sendo consumida todas as vezes em que uma isca for lançada na água.

Como se casar no Stardew Valley

Por ser um jogo de simulação, também é possível casar-se com outro personagem dentro deste universo. No entanto, para isso acontecer, é preciso alcançar um status de melhor amigo, isto é, ter conseguido dez corações de outro membro de Stardew Valley.

Como ter filhos no Stardew Valley

Para conseguir essa proeza, é necessário já ter passado pela fase do casamento. Para ter filhos biológicos, é necessário estar casado por pelo menos uma semana e perguntar sobre essa possibilidade ao cônjuge. Em caso afirmativo, o bebê nascerá após 14 dias se o casal já tiver obtido um berçário. Para realizar uma adoção, o processo é bastante parecido, mas a pergunta deverá ser outra.